Páginas

Busca

Translate

17/11/2011

InfoDica–Windows DVD Maker

ts

Não é novidade para ninguém que o Windows é o sistema operacional para computadores mais usado no mundo, mas mesmo assim há recursos e aplicativos que os clientes domésticos desconhecem ou não sabem como ultilizá-los. Um destes é o Windows DVD Maker ou Criador de DVD do Windows.

Presente nas edições Home Premium e Ultimate do Vista, e Home Premium, Professional e Ultimate do 7, ele pode até não ser uma ferramenta profissional como o Nero Vision, mas dentre as ferramentas para a criação de DVD’s simples disponíveis na internet ele sai na frente. E neste tutorial você vai aprender um pouco mais sobre esta ferramenta para a gravação dos vídeos da família em DVD!

1º Passo: Encontrá-lo.

DVD-Maker1

Assim como outros aplicativos do Windows, O DVD Maker fica ‘escondido’, o que, para aqueles usuários menos curiosos, fica difícil saber da existência do mesmo. Mas não é uma missão impossível encontrá-lo. Basta abrir o ‘Iniciar’ e pesquisar por DVD Maker ou Criador de DVD, provavelmente ele será o primeiro item mostrado como você vê na imagem ao lado.

 

 

 

 

 

2º Passo: Mãos-à-obra

DVD-Maker-1

O DVD Maker não tem segredos, é só abrir e criar seu DVD. Mas na primeira execução ele irá mostrar essa janela, e caso você não queira vê-la novamente desmarque a caixinha e clique em Escolher Fotos e Vídeos.

 

 

 

Será aberta então essa janela mostrada abaixo. E como você mesmo pode constatar não há segredo! No botão arquivo você tem a opção de salvar o projeto ou continuar outro projeto salvo. Pelo botão ‘Adicionar Itens’ Você adiciona vídeos ou imagens para a criação de álbuns em Slides. No rodapé, no centro, você tem a opção de por um titulo no DVD e no lado esquerdo, onde tem um ‘circulo’, você acompanha o espaço que resta para incluir mais itens. Infelizmente nesse quesito ele perde para o Nero Vision e outros, que não impõe um limite de tempo, mas de espaço, oferecendo um aproveitamento maior do DVD. Por outro lado, ao colocar um limite de tempo, a qualidade final é satisfatória!

DVD-Maker-29

No quesito de Formatos aceitos para vídeos ele também deixa a desejar ao aceitar apenas os formatos WMV, AVI e VOB (DVD). Ou seja, você deverá apelar para um conversor. Ao menos os vídeos da sua câmera digital poderão ser jogados nele sem precisar de conversão. (Um ótimo Conversor é o Format Factory que além de ser 100% gratuito converte todo tipo de arquivo de mídia e formatos!)

DVD-Maker-33

Uma função prática que ele possui, é permitir que você adicione os arquivos de vídeo diretamente do Explorer. Basta arrastar para ele! Para Criar uma apresentação de Slides com fotos, selecione todas as fotos que deseja e pronto!

DVD-Maker-4

3º Criar e Personalizar o Menu

DVD-Maker-5

Criar e personalizar o menu é bem simples. Escolha um dos modelos disponíveis na barra lateral. Se quiser você pode personalizar os textos e o menu propriamente dito escolhendo um dos comandos na barra superior.

DVD-Maker-6

DVD-Maker-73

Na imagem acima como você pode ver, você pode colocar um vídeo/imagem como plano de fundo, além de poder colocar um áudio e escolher o formato das ‘janelinhas’.

Após concluir todas as alterações é só clicar em gravar!
Vale ressaltar que o DVD já deve estar inserido na unidade de disco. Infelizmente não é possível gravar no próprio HD para em seguida gravar em um DVD.

DVD-Maker-95

Agora você precisará ter um pouco de paciência dependendo da quantidade de vídeos/fotos e da duração dos mesmos!

 

 

 Como você pôde perceber, o Criador de DVD do Windows não é uma ferramenta profissional e não conta com recursos mirabolantes, mas ao mesmo tempo a simplicidade que possui não exige do usuário conhecimento avançado. Como eu falei no inicio, ele pode quebrar bem o seu galho pra gravar aqueles vídeos ou fotos do passeio ou festa de amigos ou da família, ou até mesmo para gravar aquele filme ou vídeo clipes que você baixa pela internet!